Top Poemas

segunda-feira, 10 de março de 2008

Livro Negro dos Vampiros



O Livro Negro dos Vampiros é o mais recente lançamento da Andross Editora. Liz Marins, Octavio Cariello, Helena Gomes, Kizzy Ysatis e Bruno Miguel Resende são alguns dos autores que apresentam o seu olhar sobre um dos mitos mais populares da história.

Em todas as culturas, desde a noite dos tempos, existiu algum tipo de vampiro, mas somente a partir do século XVIII o mito adquiriu certa notoriedade na sociedade ocidental ao entrar em contacto com a literatura. Seu arquétipo, como conhecemos hoje, foi sendo construído através do século XIX pelas mãos de diversos escritores.

Mas foi o irlandês Bram Stoker, em 1897, quem compilou todas as experiências literárias anteriores e as misturou com um obscuro personagem histórico, o príncipe Vlad Draculea, da Valáquia. Assim nasceu o romance Drácula, que influenciou tudo o que foi produzido posteriormente sobre vampiros, definindo o mito tal qual o conhecemos hoje.

Drácula, e os outros vampiros de modo geral, são criaturas sedutoras, mesmo quando se apresentam na figura esquálida de Nosferatu, imortalizado no cinema pelo actor Max Schreck no auge no cinema expressionista. Encantam não só os incautos personagens que cruzam os seus caminhos – em livros, filmes, músicas, banda desenhada, jogos de RPG e em todas as formas de comunicação conhecida –, mas também o público, sempre ávido por novos sustos.

Os amantes do género ganham um prato cheio para saciar sua sede de sangue: O Livro Negro dos Vampiros (Andross Editora, 288 páginas).

A obra reúne 53 contos de novos autores, selecionados criteriosamente, e também de alguns escritores do género exclusivamente convidados para encabeçarem a obra e darem boas-vindas aos estreantes.

A actriz, escritora e cineasta Liz Marins, criadora da personagem Liz Vamp e do Dia dos Vampiros; Octavio Cariello, professor de roteiro e desenho da Quanta Academia e desenhista da versão para os quadrinhos de A Rainha dos Condenados, de Anne Rice; e Kizzy Ysatis, um dos maiores nomes da literatura fantástica brasileira da actualidade, autor do premiado Clube dos Imortais – A Nova Quimera dos Vampiros, são alguns deles. Ysatis, inclusivé, empresta todo o seu conhecimento sobre o assunto no prefácio de “O Livro Negro dos Vampiros”.

A organização é do escritor Claudio Brites, que analisou pouco mais de 300 contos durante oito meses para chegar aos 53 seleccionados.



Participação de Bruno Miguel Resende com o conto “Garuda”.

Título: Livro Negro dos Vampiros
Editora: Andross
Data: 2007
Preço: 14,00 Euros

Para comprar contactar o email: brunoresende@portugalmail.com

Um comentário:

vieira calado disse...

É um excelente blog informativo, em matéria de arte.
Bem hajam